• O tempo seco está a chegar… Aproveite a energia solar para regar as suas plantações!

Notícias

WWF quer que toda a energia europeia seja renovável até 2050


O Fundo Mundial para a Natureza quer que em 2050 toda a energia na zona da UE seja renovável.

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) apelou, na semana passada, à União Europeia para que tome medidas que permitam que em 2050 toda a energia na zona seja renovável.

No relatório intitulado “Colocar a UE no caminho para 100% de energia renovável”, a organização ecologista internacional adverte que “para manter a Europa no caminho certo, o esforço contínuo e a forte vontade política são essenciais”.
 
“A rápida adoção de um conjunto de medidas coerentes e ambiciosas que vinculem metas pós-2020 ao nível da eficiência energética, energia renovável e redução de emissões são fundamentais”, defende.
 
Segundo Jason Anderson, do gabinete de política europeia para as áreas de clima e energia da WWF, citado em comunicado, a UE “tem um potencial inexplorado para cortar o uso de energia, aproveitando as fontes renováveis que poderão oferecer energia mais barata e mais segura".
 
De acordo com a WWF, em 2030, a UE poderia reduzir o seu consumo energético em, pelo menos, 38 por cento e gerar mais de 40 por cento da energia que consome através de fontes renováveis.
 
Segundo a organização, a aplicação conjunta destas duas propostas levaria a uma redução das emissões de efeito estufa relacionadas com a energia na UE para metade em relação aos níveis de 1990 e uma poupança na fatura externa de combustíveis de 573 mil milhões de euros.
 
O relatório surge numa altura em que se discute a nível comunitário o que fazer a seguir ao programa 20/20/20, que estabeleceu como objetivo, até 2020, a redução das emissões de CO2 em 20 por cento, uma poupança energética de 20 por cento e uma quota de renováveis de 20 por cento.

Fonte: Portal das Energias Renováveis