Um sistema solar térmico produz energia térmica a partir da energia solar para aquecimento de águas sanitárias (AQS), piscinas e apoio a sistemas de aquecimento central.
Existem dois tipos principais de sistemas solares térmicos:
Neste sistema, o colector solar tem acoplado a si o depósito, bastando apenas fazer a ligação da água fria ao depósito e depois do depósito à rede de água quente (e uma ligação eléctrica, se desejar incorporar resistência eléctrica para apoio).
A radiação solar incide sobre a cobertura de vidro que compõe a parte superior do colector solar, penetrando no interior do painel solar. O calor é transferido para o fluido que circula pela tubagem tornando-se menos denso, subindo do colector para o depósito. A permuta é feita para a água de consumo, o fluido térmico arrefece e desce para os colectores, fechando-se o ciclo. O depósito deve ficar sempre acima dos colectores solares. O investimento é mais baixo e a instalação mais simples. Funciona de forma autónoma, sem recurso a bomba auxiliar para fazer a circulação do líquido solar. A manutenção é mais simples.
Neste sistema apenas o colector fica colocado na cobertura, sendo depois necessário um local na casa onde se possa colocar o depósito. Neste caso, será necessário fazer uma tubagem de ida e retorno desde o depósito até ao colector e depois do depósito à rede de água quente da casa.
A radiação solar incide sobre a cobertura de vidro que compõe a parte superior do colector solar, penetrando no interior do painel solar. O calor é transferido para o fluido que circula pela tubagem. O fluido quente circula em circuito fechado e transfere calor através da serpentina do depósito para a água de consumo. A circulação do fluido é gerida pelo controlador diferencial e pelo grupo de circulação em função das temperaturas medidas. O sistema de circulação forçada tem um rendimento superior, dado que a gestão da energia é mais eficaz por ser regulada através de um controlador diferencial. Prevê um depósito no interior do edifício, pelo que obriga a ter espaço para a colocação do mesmo. Para quem se preocupa com a estética do painel e do edifício, é uma boa solução, dado que possibilita uma melhor integração arquitectónica.
Dependendo do número de utilizadores na sua habitação e da estrutura da sua habitação, proporcionamos-lhe a melhor solução para usufruir de Água Quente Solar, começando a poupar de imediato na sua factura energética para aquecimento de água!
Nao existe nenhum ficheiro disponível para download nesta pagina!