Um sistema fotovoltaico off-grid produz energia elétrica a partir da energia solar para autoconsumo no local pelo produtor.
São os sistemas mais pequenos, simples e mais económicos. A energia produzida é consumida de imediato pelos equipamentos elétricos consumidores e não há acumulação de energia para utilização posterior nas horas em que o sol não está disponível.
Uma aplicação comum é uma bomba de água solar.
Durante as horas em que o sol está disponível produz energia para alimentar a bomba que retira água de um poço ou furo para acumular num reservatório.
Nestes sistemas a energia produzida pode ser consumida de imediato se existirem consumos e também pode ser armazenada em baterias para utilização posterior nas horas em que o sol não está disponível. São os sistemas mais comuns e têm uma vasta gama de aplicações, tais como:
Electrificação de habitações, escolas, hospitais…;
Iluminação pública;
Bombeamento de água;
Sinalização rodoviária e marítima;
Telecomunicações;
Caravanas e barcos;
Cercas eléctricas para animais;
Carregadores de baterias;
Lanternas;
Entre outros...
Os sistemas fotovoltaicos off-grid de maior dimensão, como por exemplo para uma habitação, dispõem normalmente de um sistema de apoio (gerador a diesel ou interligação com a rede elétrica pública) que entra em funcionamento sempre que a energia solar não forneça a energia necessária aos consumos, garantindo-se assim a disponibilidade permanente de energia.
Esquema ilustrativo de um sistema fotovoltaico off-grid com sistema de apoio para uma habitação
Os módulos fotovoltaicos ao receberem a radiação solar produzem electricidade em corrente contínua (DC);
Fazem a gestão de todo o sistema, transformam a corrente contínua (DC) em corrente alternada (AC), alimentam os equipamentos eléctricos consumidores e fazem o carregamento das baterias;
Armazenam a energia produzida;
Produz e fornece energia quando o sistema fotovoltaico não produz a energia suficiente para os consumos.
Nao existe nenhum ficheiro disponível para download nesta pagina!